images (1)Em minha humilde opinião, foram tantas as produções de cinema sobre este tema que sinto como se violassem uma obra tão bonita e tão bem intencionada. Claro que no mundo a reciclagem de idéias sempre alavanca sucessos, mas quando se perde totalmente a referência de um trabalho, deixando de lado os pontos mais importantes, o resultado final fica vazio e sem sentido.
Conheça os pontos básicos da obra de J. M. Barrie:
Peter Pan conta as aventuras dos irmãos Wendy, João e Miguel na ilha da Terra do Nunca. Numa noite, ao voltarem de um jantar na casa de um vizinho, o sr. e a sra. Darling se deparam com o quarto das crianças vazio. A sra. Darling já sabia o que acontecera: Peter Pan voltara para buscar a sua sombra e acabou levando as crianças embora. De fato, Wendy acordou com o choro de Peter em seu quarto. Descobriu que ele estava triste por não conseguir ter de volta a sua sombra (ele tentara grudá-la em seus pés com sabonete). Depois de ajudá-lo costurando a sombra à seus pés, Wendy é convencida por Peter a viajar com ele até a Terra do Nunca, pois ele lhe prometera fadas, sereias e muitas aventuras. Só que, além de sua companhia, Peter estava interessado em suas histórias e em seu papel como mãe. Pois ele faz parte dos Meninos Perdidos, garotos pequenos sem mãe nem pai. E o sonho dos meninos era ter uma mãe que cuidasse deles, contasse histórias e os pusesse na cama antes de dormir.
Persuadida por Peter, Wendy acorda seus irmãos e, depois de aprenderem a voar com o pó de Sininho, a fada amiga de Peter Pan, os três partem para a Terra do Nunca. Depois de dias e de muitas aventuras em pleno voo, eles alcançam a ilha e, a partir daí, passam a conviver com os seres que lá habitam: Meninos Perdidos, animais selvagens (inclusive um crocodilo que engoliu um relógio e que por onde ele passa dá para se ouvir um “tique-taque”), índios peles-vermelhas e, é claro, os piratas. Numa trama repleta de intrigas e alianças, esses grupos vivem se metendo em aventuras e confusões, sempre existindo uma briga na qual os Meninos Perdidos se metem.
imagesLendo a obra percebemos que os personagens são excepcionalmente  construídos. Cada um com a sua personalidade. Peter Pan é um garoto bem peculiar, com sua dualidade explícita: ora bom, ora traiçoeiro. Talvez isso aproxime ainda mais o leitor do personagem.Sem sombra de dúvidas nota dez para a obra!
Acredito que vocês tenham pelo menos assistido ao trailer desta nova produção sobre Peter Pan. O diretor escolhido para nos guiar nesta aventura foi Joe Wright . Entre seus trabalhos estão clássicos como Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito e uma versão de Anna Karenina rendendo-lhe uma indicação ao Oscar. Joe Wright aceitou a direção mesmo sem jamais ter dirigido um blockbuster.
Assistindo ao primeiro filme, tive a sensação de uma possível trilogia. Será?
Gostei muito dos efeitos especiais (assisti ao filme em 3D dublado – afinal ganhei a entrada de presente devido ao dia dos professores), a dinâmica dos personagens é ótima e um roteiro bem amarradinho. Porém a sensação de vazio foi imensa! Porque quando se é um leitor, a comparação com a obra literária original é obvia.
images (2)No filme, Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que vive em um orfanato em Londres, no período da Segunda Guerra Mundial. Um dia, ele e várias crianças são sequestradas por piratas em um navio voador, que logo é perseguido por caças do exército britânico. O navio escapa e logo ruma para a Terra do Nunca, um lugar mágico e distante onde o capitão Barba Negra (Hugh Jackman) escraviza crianças e adultos para que encontrem pixum, uma pedra preciosa que concentra pó de fada (pó que o mantém sempre jovem). Em pleno garimpo, Peter conhece James Hook (Garreth Hedlund), que tem planos para fugir do local.
Como assim? Barba Negra ? kkkk   Este foi um entre tantos choques que levei ao reconhecer os personagens!
Pra encerrar nosso bate papo quero citar num momento nostálgico um filme da década de 90 que marcou minha infância por ser encantador e fiel em muitos pontos a obra original.
Saudades eternas Robin Williams !!
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s