alguem me viu por aiQuando comprei esse livro, foi mais para entender como se processa a cabeça de alguém que descobre que tem câncer, visto que na minha família há muito casos, de tias dos dois lados, tanto do paterno, como materno. E sempre tive o temor de ter câncer de mama por esse histórico. Graças a Deus, não tenho e procuro sempre me cuidar e fazer os exames de rotina como mamografia e ultrassonografia de mama. Só que vi que a leitura desse livro é obrigatória não só para as pacientes, mas para todos aqueles que têm alguém na família com câncer.

Minha tia paterna, Maricota, faleceu em 24 de janeiro de 2015 de câncer de mama  e por mais que meu contato com ela não tenha sido tão frequente, o livro me foi útil. Minha tia materna, Mariana, faleceu em 1997, também de câncer de mama e foi muito doloroso porque ela não seguiu à risca o tratamento.

Cristiana Castrucci desmistifica a doença e o traz sob o ponto de vista da mulher. Ela, aocmetida de câncer de mama expõe todos os estigmas e tudo aquilo que envolve a nossa feminilidade: a perda da mama, a quimioterapia e posterior queda de cabelo, os altos e baixos, o follow-up de cinco anos até ser espaçado o tempo de controle da doença. E o faz de um jeito simples, sensível e direto.

Há depoimentos de várias mulheres que tiveram câncer de mama, em sua maioria, câncer de intestino e até de tireoide. Faltaram mulheres que tivessem tido câncer de ovário e de colo de útero, mas não tem como exigir muito. As pacientes aparecem, se aproximam e topam falar de um assunto delicado, mas ter relatos de mulheres com essas duas patologias enriqueceria ainda mais o livro, que tem belas fotos e colagens interessantes. Além de um parecer de uma psiquiatra, Priscila Castrucci no final.

Recomendo a todas  as mulheres que descubram um caso de câncer nelas mesmas ou filhas ou netas de mulheres que tenham tido um. Ajuda às pacientes e aos familiares porque a vida muda de uma hora para outra. Há tratamento e há esperança.

Super recomendo!

 

Deixe um comentário

