images (1)Lançado no Brasil pela Editora Leya em 2012, é o primeiro livro do autor com muitas críticas positivas e diversos prêmios relacionados a ficção, com um roteiro praticamente pronto para se tornar um mega sucesso no cinema (Ernest Cline é roteirista diga-se de passagem).

Sinceramente, sou uma remanescente dos anos 80 (período que dá base à todos os elementos do livro com sua cultura pop e seu vídeo gamer ) mas não tinha vivenciado tanto tudo que é descrito no livro (música e jogos). Fiquei completamente apaixonada e sem fôlego até a última linha da história.

Tudo se passa em 2044, com a morte de James Holliday, um multibilhardário criador do universo virtual OASIS ( tenha como base a idéia do famoso jogo Second Life).

Nosso mundo se encontrava em uma grave crise econômica, sem recursos naturais para suprir as necessidades das pessoas, como por exemplo andar de carro ou mesmo saciar a fome do povo. Os recursos que sobraram, ficaram nas mãos dos que possuíam muito dinheiro, enfim, um mundo distópico.

images

Entre tantas contradições, as pessoas se refugiavam neste mundo virtual criado por Holliday. Existia programas do governo onde se recebi um visor e luvas com sensores para as pessoas poderem viver uma vida (que já não seria tão viável no mundo real) alternativa, suprindo assim, as dificuldades existentes.

Dentro desta problemática surge nosso personagem principal, Wade Watts, mais conhecido como Parcival. Um jovem muito tímido, que morava com sua tia e mais doze pessoas em uma espécie de trailer, todos amontoados. Wade perdeu a mãe para as drogas muito cedo e ficou aos cuidados desta tia também cheia de vícios.

Neste OASIS, as pessoas passam grande parte do seu tempo, estudam, trabalham, recebem financeiramente pelos seus desempenhos neste ambiente virtual e foi ali que Wade achou uma maneira de levar a sua vida, encontrar amigos e até mesmo se apaixonar.

Com a morte de Holliday, foi lançada uma caça ao ovo ou easter egg. Os jogadores e aficcionados pela cultura pop dos anos 80 deveriam desvendar o segredo para encontrar o prêmio de Holliday através do livro de Anorak (sua herança virtual, o OASIS, e sua herança financeira, já que ele não tinha família, e nem filhos). Um aglomerado de orientações e informações que, quando desvendadas, levariam o jogador a passar por 3 portais para entrar o ovo.

Um Gunter, é a abreviação de ” Egg Hunter”, ou seja, um usuário do OASIS que procura o easter egg de Halliday.

Gunters são compostos de milhões de pessoas de todo o mundo que gastam todo o seu tempo à procura do easter egg de Halliday. Embora cada usuário OASIS, tenha um dia alegado ser um gunter, o número real começou a diminuir ao longo dos anos. Conforme o tempo passava e a primeira pista não tinha sido encontrado, parecia que a caçada ao Easter Egg era um mito criado pela loucura de Halliday em seus últimos meses de vida.

Gunters podem embarcar na missão sozinho ou participar de um clã Gunter; embora clãs de Gunters forneça camaradagem e apoio entre os membros,uma regra estipula que caso um do integrantes ache uma pista ou encontra o easter egg, eles serão obrigados a partilhar a informação com todos os outros membros. Por essas razões, muitos Gunters escolhem embarcar sozinhos em sua missão, com um pequeno grupo de amigos, outros participam de um clãs.

Personagens

  • Wade Watts/ Parzival: é o protagonista, um órfão pobre das “pilhas” que circunda a metrópole de Oklahoma. No OASIS Wade é conhecido como Parzival, fazendo uma referência ao famoso cavaleiro do rei Arthur que dedicou sua vida em busca do Graal, ja que wade decica sua vida na busca do easter egg de Halliday.
  • Aech: é a melhor amigo de Wade, além de um companheiro/rival na caça do easter egg de Halliday.
  • Art3mis – a famosa gunter e blogueira do Canadá. Wade é apaixonado por ela, isso é um problema por causa da competição na busca do easter egg
  • Nolan Sorrento – um funcionário de alto escalão do Innovative online Industries – IOI, uma empresa multinacional que atua como um provedor de serviços de Internet para a maior parte do mundo e espera para assumir e rentabilizar o OASIS . Sorrento é chefe de Oology (a ciência da busca de ovo de Páscoa de Halliday) Division da IOI, e serve como o principal antagonista do romance
  • Daito and ShotoGunters japoneses que trabalham como um time na busca do easter egg. Eles têm uma relação em geral tensa, mas às vezes amigável, com Wade, Aech, e Art3mis.
  • James Donovan Halliday – Criador do OASIS. Ele é baseado nas personalidades de Howard Hughes e Richard Garriott.
  • Ogden Morrow – Co-criador do OASIS e o melhor amigo de James Halliday. Ele é um dos poucos no mundo que é rico e pode pagar luxos que a maioria das pessoas não pode. Sua aparência e personalidade são descritos como sendo ” um cruzamento entre Albert Einstein e Papai Noel . ” Apesar de ser rico, ele é humilde e respeita o jogo de seu amigo falecido e caçada pelo easter egg.

Este é um livro que vale a pena, que traduz uma fase importantíssima do desenvolvimento cultural e tecnológico para a humanidade, onde as pessoas ainda tinham contato umas com as outras e conviviam em um mundo cheio de possibilidades.

Este livro trabalha muito a temática de aceitação, vida em sociedade e desenvolvimento tecnológico. Cabe você escolher qual deseja viver, a real ou a realidade virtual.

Me faltam palavras para fechar esta resenha. Ainda estou com a respiração acelerada com tudo que visualizei através da leitura e super orgulhosa de ter podido compreender a proposta de uma narrativa tão bem amarrada a um período que puder vivenciar na vida real..kkk

Fica a dica de algo muito interessante. Uma indicação para professores que desejam compreender mais a ligação da geração do novo século pelo vício em informatização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s