androides sonham com ovelhas elétricasO livro é uma viagem total e mistura vários questionamentos: vida, filosofia, religião. É um clássico, como se fosse uma profecia do que seria o futuro e o duelo entre humanos e andróides. Inspirou o filme cult Blade Runner mas as nuances do livro são bem diferentes do filme. Vale a pena ler e ver a película também, uma das melhores do cinema dito ficção científica, futurista, e estrelada por um dos meus atores prediletos, o setentão Harrison Ford, no auge da beleza.

É um livro para ser lido devagar, sorvido. Porque se você perde uma linha, um parágrafo, o fio da meada lhe escapa.

Philip Dick foi muito feliz ao retratar um modo de vida moderno e galáctico ao falar de uma ocupação humana a Marte. O Planeta Terra foi completamente abandonado após a guerra e Rick Deckard, um caçador de andróides e de recompensas vive nela buscando sua fonte de sustento. Seu maior sonho é criar um animal vivo. Quando necessita caçar uma série de andróides, Rick passa a questionar a sua vida, tudo que o cerca e até a si mesmo.

Um dos maiores questionamentos do livro é ate onde está o ser humano ou a máquina ou se ambos possam ser híbridos.

Confesso que, mesmo mantendo o tema central, mas optando por algumas licenças poéticas, eu prefiro o filme ao livro. Mas super recomendo a leitura!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s