morteemveneza

O autor escolhido para hoje é Thomas Mann. Filho de um senador alemão e mãe brasileira, nasceu na Alemanha em 1875, estudou História, História da Arte e literatura.
Ganhou o prêmio Nobel de literatura em 1929 aos 54 anos.

Publicado em meados do século XX,  o livro Morte em Veneza, um dos mais conhecidos livros do alemão Thomas Mann, traz a trajetória de um grande  escritor por amar platonicamente um jovem que, para ele, era a personificação da beleza ideal. Eles nunca conversaram, se aproximaram, nada.. 

Muito se fala sobre elementos autobiográficos contidos neste livro, já que certos aspectos do personagem principal coincidem com fatos da vida particular do autor, a exemplo sobre ele também ter sido um escritor famoso, maduro e bem sucedido.

Gustav von Aschenbach viveu toda a sua vida focado em seu legado literário. Desde muito cedo se dedicou inteiramente a esse propósito, privando-se  da rotina mais comum e dos  prazeres da juventude.

Na maturidade, tomado por um impulso desafiador, abandonou seru exaustivo trabalho e partiu em viagem para Veneza. Ele só não esperava encontrar  tudo aquilo que sempre quis e sempre tentou expressar em sua arte neste local tão exótico como a forma perfeita e as proporções harmônicas do belo. Assim, Thomas Mann nos faz refletir também, juntamente com seu protanista, sobre nosso conceito sobre o que compõe a beleza.

images (1)

Deste exercício de observação, Gustav se depara com  Tadzio, um jovem garoto polonês de apenas 14 anos. Rendido à beleza deste jovem, inicia um processo gradativo de decadência moral, de anulação de alguns de seus mais preservados princípios para deleitar-se com tal beleza quase andrógena.

Tadzio estava de férias com a sua família em Veneza e hospedado no mesmo hotel que Gustav.

A comunicação entre os dois é  praticamente inexistente, exceto por alguns olhares trocados, eles jamais chegam a se falar.

Pouco a pouco, Tadzio vai, indiretamente, entendendo os olhares bem observadores do escritor que, perturbado, percebe-se seduzido pelo menino. Esta fixação é o principal ponto de articulação da história, narrada apenas do ponto de vista do protagonista.

Entretanto, embora se tenha indícios de que Tadzio também se sinta atraído por Gustav, nós leitores não sabemos o que se passa na mente do menino, pois toda as sensações apresentadas no livro são frutos apenas das observações do protagonista.

Nada se sabe da natureza de Tadzio, a não ser aquilo que é apresentado pelo seu admirador. Por isso, pode se perguntar se não houve um certo exagero em situações vividas na narrativa.

Um excelente livro, que nos mostra o poder um olhar observador na estimulação da mente de um homem solitário.

7953f178acc4e6f8dbb3769e69730af4ae6eca84Está disponível na internet uma produção cinematográfica de 1971 disponível para download. Este filme é bem fiel ao livro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s