LivroMeninaOstra-ColorindoNuvens02Com ilustrações que evocam a doçura e a tragédia da vida, o autor apresenta uma galeria de personagens infantis muito peculiares. Incompreendidos e desajustados, onde a maioria dos textos tem o tema “olhos” em destaque e são apresentados poeticamente. Os personagens das poesias lutam para encontrar amor e aceitação em um mundo cruel. São desesperançados e infelizes heróis que remetem ao lado negro que existe em todos nós.

É um livro sensível e imprevisível, trabalha com situações e imprevistos constantes da vida infanto juvenil e seus medos recorrentes e a posição da criança no mundo e seus “pequenos” sofrimentos cotidianos e o autor tem uma relação estranha com crianças, o eu lírico dos poemas mostra isso de maneira clara e perspicaz.download

Apesar disso tudo, os poemas têm rimas muito delicadas e uma sonoridade que brinca o tempo todo conosco. Apesar de toda a obra ser bem carregada de significados, nenhum elemento do livro está aí por acaso. Nada é utilizado à toa, e tudo serve para mexer com as nossas emoções mais profundas.

Devemos sim enobrecer todo o trabalho de tradução feito pela editora que manteve toda a sonoridade das palavras atreladas a proposta do original em inglês nos poemas pois sabemos que  uma das maiores dificuldades na tradução de poesia se encontra em manter seu ritmo, sua sonoridade.

O triste fim do pequeno menino ostra e outras histórias
Tradutor: Márcio Suzuki
Editora: Girafinha
Ano desta edição: 2007
128 páginas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s