downloadO Brasil sediará as primeiras Olimpíadas na história da América do Sul, porém o envolvimento do país com a competição esportiva é de longa data.

E contar esta trajetória é o tema do livro “O Brasil nos Jogos Olímpicos” . O autor da obra é o jornalista Guilherme Aragão, que não tratou  apenas dos medalhistas do principal evento esportivo do planeta.

O início do livro, por exemplo, recorda a primeira edição das Olimpíadas na Era Moderna, em 1896, em Atenas, na Grécia. O Brasil, no entanto, só vai aparecer no cenário do esporte internacional vinte e dois anos depois, em 1920, nos Jogos da Antuérpia, na Bélgica. Na ocasião, a delegação nacional conquistou sua primeira medalha de ouro com o então oficial do Exército Guilherme Paraense. Esta edição dos jogos durou seis meses, se diferenciando bastante do modelo atual, que tem apenas duas semanas de competição.

Nos anos 1950, o livro destacou as duas medalhas de ouro de Adhemar Ferreira da Silva, mas também salienta a primeira conquista do Brasil no atletismo, conquistada pelo carioca José Telles da Conceição, nos Jogos de 1952, em Helsinque. No basquete masculino, o livro detalha o bronze nos Jogos de 1948, 1960 e 1964.

Nelson Prudêncio foi um dos maiores atletas do salto triplo brasileiro, tendo conquistado a medalha de prata nas Olimpíadas na Cidade do México, em 1968, e a de bronze, em Munique, na Alemanha, em 1972.

João do Pulo conquistou a medalha de bronze, em 1976, em Montreal no Canadá (Foto: Divulgação)
João do Pulo conquistou a medalha de bronze, em 1976, em Montreal no Canadá (Foto: Divulgação)

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, também recebe destaque do autor, já que o atleta encantou o país com os bronzes conquistados em 1976, em Montreal, no Canadá, e em 1980, em Moscou, na Rússia. O livro tem 160 páginas e traz fotos marcantes dos esportistas brasileiros que participaram das Olimpíadas.

Fonte: globoesporte.globo.com/olimpiadas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s