Como são retratados os professores nos filmes? Existem diversos tipos e, alguns deles, são inesquecíveis. Quem sabe o seu preferido não esteja aqui. Que tal dar uma conferida nessa lista e enviar para os seus professores preferidos?

Escritores da Liberdade

Freedom Writers – 2007

Hilary Swank interpreta Erin Gruwell, uma professora jovem e idealista que tenta combater o sistema fraco de uma escola em um bairro pobre, que está corrompida pela agressividade e violência dos alunos. A professora dá a ideia então de, por meio de diários, os estudantes escreverem sobre suas histórias de vida para, assim, criarem uma voz própria, além de descontarem os sentimentos em palavras.
O filme é baseado em fatos reais, relatados pela professora Erin Gruwell e seus alunos no livro “O Diário dos Escritores da Liberdade”.

O Sorriso de Monalisa

Monalisa Smile – 2003

No filme “O Sorriso de Monalisa”, Katharine Watson, interpretada pela atriz Julia Roberts, é um professora recém-formada que garante um emprego para lecionar aulas de História da Arte no conceituado e conservador colégio Wellesley.
Incomodada com os padrões impostos pela sociedade e claro, pelo próprio colégio, Katharine decide lutar a favor de seus ideias e acaba sendo a inspiração que tantas alunas precisavam para enfrentar os desafios da vida.

Escola da Vida

School of Life – 2005

No filme, Ryan Reynolds interpreta o Sr. D, o novo professor da Escola Fallbrook Middle. Jovem, bonito e carismático, o profissional faz sucesso com os alunos e, inclusive, com todos os colegas de trabalho, com exceção de Matt Warner (David Paymer), que almeja o Prêmio de Professor do Ano, mas teme perder sua chance de conquista para o novo e admirado educador.
O filme traz como tema a abordagem da relação entre professor-aluno e professor-professor.

O Professor Aloprado

The Nutty Professor – 1996

Em “O Professor Aloprado”, Eddie Murphy interpreta Sherman Klump, um professor universitário com grandes conhecimentos de genética, mas que é ridicularizado por seus alunos por ser extremamente acima do peso.
Porém, em determinado ponto, Sherman recebe a atenção especial da bela e jovem professora de matemática e, assim, decide ingerir um líquido ainda em fase de testes, que altera toda a sua cadeia de DNA. O resultado? Ele vira um jovem que sempre quis ser, o esguio Buddy Love.
Mas, desde então, Sherman passa a levar uma vida dupla, pois o experimento conta com um efeito de poucas horas, o que causa muitas confusões.

COMPARTILHAR

Escola de Rock

School of Rock – 2004

Jack Black interpreta Dewey Finn, um músico que acaba de ser expulso da banda em que tocava. Cheio de dívidas para pagar e sem ter muitas opções, Jack acaba aceitando dar aulas como professor substituto em uma escola particular de disciplina rígida.
Acontece que Jack não é um professor convencional, muito pelo contrário. Mas, acima de tudo, ele passa todo seu conhecimento musical para um grupo de crianças espertas e talentosas.

Mentes Perigosas

Dangerous Mind – 1995

Qual professor nunca teve que lidar com uma turma de alunos problemáticos? Esse é o problema de Michelle Pfeifer no filme “Mentes Perigosas”. Lidando com o tráfico e com a situação social em baixa de muitos alunos, a professora tenta dar o seu melhor para segurar os alunos em sala de aula para garantir-lhes um futuro melhor.
Além disso, Michelle também tem que lidar com uma escola em situação precária, que não suporta a estrutura dos alunos pois, nem papel para imprimir as tarefas possui.

Matilda

Matilda – 1996

Matilda é uma criança brilhante de apenas seis anos que é completamente rejeitada por seus pais. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda ficava sempre dentro de casa casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação e aprimorar a inteligência. Mas, após uma série de acontecimentos, seu pai decide enviá-la para escola, onde conhece a gentil professora Honey.
A professora vê todo o potencial de Matilda e reconhece que seus pais a deixam de lado, assim, ajuda a garota a enfrentar todos os seus problemas.

Professora Sem Classe

Bad Teacher – 2011

Cameron Diaz interpreta Elizabeth Halsey, uma professora cheia de caprichos e que, agora, tem como objetivo colocar silicone. Embora trabalhe como educadora, não vê a hora de deixar a função de lado. Mas todos os seus planos vão por água abaixo quando seu noivo termina o relacionamento, alegando que ela gasta demais com coisas de que não precisa. Assim, ela é obrigada a voltar para mais um ano letivo.
Sem dinheiro para bancar a tão sonhada cirurgia, ela começa a dar pequenos golpes envolvendo alunos e professores, para que possa conquistar a sua meta. Mas, quando encontra o professor Scott Delacorte, vê nele uma possibilidade de ser sustentada, pois além de tudo, ele também é bonito.

Uma Professora Muito Maluquinha

2011

Paola Oliveira vive Catharina, uma jovem que foi enviada para estudar na cidade grande, assim que criança. Após completar os estudos, aos 18 anos, retorna à cidade natal e começa a lecionar em uma pequena escola primária da região. Mas sua chegada não é bem vista pela população, que logo começa a criticar seus comportamentos diferentes do tradicional.
Mas ela não é a única pessoa nova na cidade. Junto com ela, chega o padre Beto, que acaba sendo procurado pelas professoras tradicionais da região para derrubar Catharina.
Sem muita saída e sentindo-se pressionada, a professorinha encontra-se dividida entre a paixão pelo ensino e o amor proibido pelo padre, que aflora cada vez mais em seu coração.

A Onda

Die Welle – 2008

O filme retrata a história da educação alemã, onde os alunos tem de escolher entre duas disciplinas eletivas, uma sobre anarquia e a outra sobre autocracia. Jürgen Vogel interpreta Rainer Wenger, um professor que foi designado para lecionar autocracia, mesmo sendo contra sua vontade. Em sua primeira -e forçada- aula, o professor decide formar um governo fascista dentro da sala de aula, para exemplificá-los melhor.
Então é formado “A Onda”, um movimento onde os alunos definiram um uniforme e até mesmo uma saudação. Em pouco tempo, o movimento sai da escola e atinge a população e se mostra muito parecido com um regime totalitarista que atingiu a Alemanha, o nazismo.
O filme é baseado em fatos reais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s