poe

Aqueles que estão acompanhando The Following podem notar a referência constante ao escritor Edgar Allan Poe. O antagonista Joe Carroll é um professor de literatura que utiliza da obra de Poe para guiar as suas atitudes e atrair cada vez mais pessoas para a sua seita de adoração à morte. Mas, qual o legado de Edgar Allan Poe?
Nascido em Boston no dia 19 de janeiro de 1809 e é considerado um dos primeiros escritores americanos de contos e o inventor do gênero de ficção policial. Ele influenciou, significantemente, a literatura norte-americana, principalmente escritores como Stephen King que trabalha com o macabro e a loucura em suas histórias. Muitos estudiosos afirmam que se Stephen King, atualmente, é o mestre do terror, Edgar Allan Poe foi o seu professor.

Não é por menos que E.A.Poe é  idolatrado por entusiastas do gênero terror/suspense policial. Ele faleceu em 1849, a causa de sua morte é desconhecida e pode ter ocorrido por diversas circunstâncias, uma vez que, Poe bebia e fumava em excesso, consumia drogas em excesso e passa por períodos depressivos profundos o que garantiu uma das causas mais prováveis para sua morte ter sido o suicídio.

Teoria literária

Uma constante nas obras de Poe é a referência à morte, ao estado pleno da morte desde sua manifestação física às ideias meramente simbólicas (assim como o personagem aborda na série). Por vezes, suas obras foram consideradas parte doromantismo negro, que reage contra o transcendentalismo literário que o autor tanto criticava. Sua linguagem não era óbvia, o autor não gostava do significado imediato e direto daquilo que produzia. Suas obras, portanto, dão brecha para uma série de interpretações. Poe alegava que a literatura deveria ser uma subcorrente sob a superfície. Acreditava que todo escritor deveria mergulhar profundamente em suas ideias e sentimentos ao produzir uma obra.

Principais Obras

The Raven (O Corvo, poesia, 1845), Annabel Lee (poesia, 1849) e o volume Histórias Extraordinárias (1837), onde aparecem seus contos mais conhecidos, como “A Queda da Casa dos Usher”, “O Gato Preto”, “O Barril de Amontillado”, “Manuscrito encontrado numa Garrafa”, entre outros, considerados obras-primas do terror.

Adaptações no cinema

Em 2012, John Cusack deu vida ao escritor no filme “O Corvo” título que faz referência ao seu poema mais famoso. É uma versão sobre os últimos dias do escritor cuja morte até hoje é um mistério. O filme mostra Edgar Allan Poe no meio de uma investigação atrás de um assassino em série que utiliza seus contos como inspiração. O que mesmo que acontece na série The Following. Prova de que a escrita de Edgar Allan Poe consolidou verdadeiramente o gênero de terror/suspense policial.

Fonte: site Vida em Série

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s