vidas-secas7Há muito tempo que queria ler esse livro e ler uma obra de Graciliano. E não me arrependi apesar de ter demorado muito tempo para isso acontecer.

A história fala sobre a seca e seus efeitos sobre os personagens Fabiano, Sinhá Vitória, as crianças e a cadela Baleia. Ela narra de forma densa e profunda tudo que cerca o sertão e a caatinga. O relato é impressionante, como se estivéssemos com aquela vegetação e aquele clima bem diante de nossos olhos.

Focaliza a vida de pobre-diabo de Fabiano e seus dilemas como pai de família que quer fugir da seca do Nordeste e não sabe como e do sentimento de culpa por ter sacrificado a cadela Baleia que contraiu a Raiva ou Hidrofobia.

Há uma grande luta de consciência do personagem central que ora se mistura com os sentimentos do narrador. Graciliano tem um rico vocabulário e escreve de forma brilhante a narrativa que nos faz refletir como essa questão ainda é séria no Nordeste brasileiro e os políticos pouco fazem para combatê-la.

Fabiano é um homem rude, grosseiro às vezes que tenta de qualquer forma mudar a condição precária que a família. Sinhá Vitória é sua esposa, mulher de fé e batalhadora, sempre ao lado do marido, apesar de totalmente submissa.

A parte que Fabiano mata a cadela é mais impactante a mais triste do livro porque ela fica ressentida de ter sido traída por seu dono, seu melhor amigo.

É um livro maravilhoso que merece ser degustado e relido. Dá doses da mais pura realidade da vida e mostra firmemente o delinear de comportamento e caráter dos personagens. Observamos como a aridez da seca deformou Fabiano tornando um homem árido que muitas vezes parece não ter sentimentos, nem quando entra em desavença com o soldado amarelo e acaba preso por insultar a mãe desse.

Super recomendo!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s